19 de set de 2016

Vamos pôr fim na temporada de queimadas!

 
       O Brasil acaba de ratificar o Acordo de Paris da ONU, transformando em lei os compromissos assumidos diante do mundo
para evitar mudanças climáticas drásticas.
       Enquanto isso, na prática, as florestas sofrem com uma intensa temporada de queimadas, que estão profundamente conectadas com o desmatamento e com o aquecimento global. Para se ter uma ideia, quando há queimadas na Amazônia algo entre 40-50% do carbono retido das árvores vai direto para a atmosfera na forma de gás carbônico, o principal gás de efeito estufa responsável por subir a temperatura do planeta.
       E sabia que a destruição das florestas representa, hoje, cerca de 40% das emissões de gases de efeito estufa do Brasil?
       Somos o sexto país que mais emite esses gases no mundo! Está na hora de acabar com isso e salvar nossas florestas!
       Faça parte desta luta, acesse o site do Desmatamento Zero e mobilize-se. 

Pedro Telles
Greenpeace Brasil
 


DESMATAMENTO ZERO É A ESPERANÇA

       O desmatamento ainda é um problema grave no Brasil, perdemos todos os anos mais de 5 mil quilômetros quadrados de florestas só na Amazônia. Levantamentos indicam que 2016 será um ano recorde de queimadas, com graves consequências para as florestas, o clima e as pessoas.

       A falta de ambição de governos com o fim do desmatamento faz com que um cenário de destruição e incêndios florestais se intensifique. O resultado disso é o aumento das emissões de gases do efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global, que contribuem para as mudanças climáticas que afetam à todos.

       Não podemos ficar parados e assistir essa destruição que se repete ano a ano. Por isso, em 2015, entregamos o Projeto de Lei pelo Desmatamento Zero no Congresso Nacional. Agora precisamos lutar para que o projeto siga adiante, pressionando nossos deputados e senadores para que atendam a reivindicação do povo brasileiro, pois o clima não vai mais esperar.

       Se você ainda não assinou a petição, assine. Nunca é tarde para demonstrar seu apoio à proteção das florestas. Mas se você já assinou, ajude a manter esta chama acesa, levando o assunto para o debate em todos os cantos do país.

       As florestas em pé trazem diversos benefícios à toda sociedade, elas são fundamentais para assegurar o equilíbrio do clima e parte vital do ciclo da água. A continuidade do desmatamento pode comprometer os serviços ambientais que elas nos prestam.

       Veja aqui alguns caminhos para o Desmatamento Zero.

       Faça parte deste movimento. Assine, compartilhe e ajude a salvar o verde do Brasil.


Um comentário:

  1. Isso é muito importante, TÃO importante que os anos passam e enquanto as pessoas estão preocupadas com bens materiais e reconhecimento social, a fauna e a flora estão morrendo e a biodiversidade se despedindo.
    Precisamos incluir no senso comum a valorização da natureza e buscar mudar a realidade destrutiva em que estamos vivendo

    ResponderExcluir