15 de set de 2016

Levante-se para não perder anos de vida


       "Estar muito tempo numa posição, seja ela qual for, não é bom para o sistema musculoesquelético. As nossas articulações alimentam-se de movimento", explica o médico Jorge Laíns, presidente eleito da Sociedade Internacional de Medicina Física e de Reabilitação, citado pelo DN.

       E pode causar muito mais problemas além das dores nas costas. Passar muitas horas sentado aumenta o risco de sofrer de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e até alguns cancros.

       Não deve passar mais de 30 minutos seguidos sentado na mesma posição e deve levantar-se no mínimo de hora a hora. Mas se tem dificuldade em lembrar-se de se levantar, o DN reuniu alguns conselhos.



  • Diagnóstico. Analise as horas por dia que assa sentado. Depois tente identificar os momentos ou as tarefas em que pode estar de pé, seja ao almoço, enquanto bebe café, em casa ou nos transportes, por exemplo.

  • Lembretes. Instale um programa ou uma aplicação ou escreva um post-it para que não se esqueça de fazer pequenas pausas para se levantar pelo menos de hora a hora.

  • Garrafa. Em vez da garrafa de 1,5 litros, mantenha uma garrafa de água mais pequena na sua mesa, assim, sempre que precisar de beber e a água tiver acabado terá de se levantar para enchê-la.


  • Recados. Precisa de falar com um colega? Em vez de mandar email, vá ter com ele e opte pelo caminho mais longo.

  • Aproveite a hora de almoço. Tem uma hora para almoçar? Aproveite o tempo que lhe sobra depois de terminar a refeição para fazer uma pequena caminhada ao ar livre.

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