28 de set de 2016

10 erros diários que atrapalham sua vida

       Todos os dias, a mesma rotina, os mesmos erros e as mesmas consequências.

       Sabia que o seu dia a dia pode estar a tirar-lhe saúde?

        Conheça esses hábitos e transforme sua saúde com pequenas mudanças na rotina.

1- Dormir mais do que o necessário


       Tão prejudicial quanto usar redes sociais antes de dormir. Dormir muito é mais prejudicial do que uma noite 'mal dormida'.


       Gregg Jacobs, especialista do Centro de Transtornos do Sono da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, relata que uma quantidade de estudos publicados durante os últimos anos demonstrou de forma clara que dormir oito horas não é o ideal para se manter saudável.

       "Houve cerca de 34 pesquisas - estudos epidemiológicos que acompanham as pessoas durante um tempo, envolvendo mais de dois milhões de pessoas, que mostram de forma consistente que há uma relação entre duração do sono e mortalidade", afirma.

       Segundo especialista, o nível mais baixo de mortalidade corresponde a sete horas de sono, pelo que dormir mais do que isso pode ser prejudicial.

       Se dorme mais do que oito horas ou menos do que seis, terá um grande aumento do que estimamos ser o risco de desenvolver problemas de saúde ou morrer mais cedo", destaca Frank Cappuccio, professor de medicina cardiovascular e epidemiologia na Universidade de Warwick, no Reino Unido.

       Aparentemente, quem dorme mais do que oito horas e menos do que seis apresenta um maior risco de desenvolver problemas como pressão alta, diabetes e complicações cardiovasculares.


 

2- Mexer no celular ou computador antes de dormir

       Usar o celular antes de dormir não só torna mais difícil cair no sono, mas também afeta o quão sonolento e alerta você estará no dia seguinte, de acordo com uma nova pesquisa do Hospital Brigham and Women (BHW), em Boston, Massachusetts. O estudo, publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, disse que as descobertas poderiam afetar qualquer um que usa um eReader, laptop, smartphone, ou certas TVs antes de dormir.

        “Sabemos do trabalho anterior que a luz das telas à noite altera a sonolência e o estado de alerta, e suprime os níveis de melatonina,” Dra. Anne-Marie Chang, neurocientista da Divisão de Desordens do Sono do BWH e co-autora do estudo, disse ao jornal The Huffington Post. “Este estudo mostra resultados abrangentes de uma comparação direta entre usar um dispositivo emissor de luz e ler um livro impresso e as consequências sobre o sono.”

        Se você não quer se sentir como um zumbi durante o dia, as conclusões são claras: Leia um livro impresso se você quer estimular a sua mente antes de dormir, e evite telas durante um bom tempo antes de ir para a cama.



3- Passar muito tempo sentado

       Por cada hora que uma pessoa passa sentada, o risco de ter Diabetes tipo 2 aumenta em 22%.
De acordo com uma investigação holandesa da Universidade de Maastricht, estar sentado muito tempo é altamente prejudicial à saúde, mesmo que se pratique exercício físico.

       No ano passado, uma investigação da Universidade Médica de Wisconsin trouxe uma primeira luz sobre uma das que pode tornar-se na ‘mais perigosa’ doença do século XXI: estar sentado (que é também altamente nocivo para os mais novos).

       E para não perder anos de vida, o melhor é mesmo levantar-se. 



4- Não lavar as mãos / Coçar os olhos


        Não lavar as mãos é um hábito nada higiénico e que pode prejudicar não apenas a própria saúde, como a de outras pessoas.

         O hábito de coçar o olhos é tão prejudicial quanto, e não deve ser mantido. A especialista em saúde feminina do Providence Saint John’s Health Center em Santa Monica, Dra. Sherry Ross adverte que as mãos estão cheias de bactérias. “Quando esfrega os olhos, pode saber-lhe bem por um momento, mas está a transferir bactérias indesejadas e a exercer pressão numa área sensível e vulnerável.”         Esta ação além de aumentar o risco de inflamação nos olhos, como conjuntivite, pode mesmo, se os esfregar de forma mais agressiva, provocar danos na córnea.         A Dra. Kristine Arthur, médica no Providence Saint John’s Health Center, na Califórnia, sublinha ainda que esfregar os olhos com as mãos não desinfetadas aumenta ainda a probabilidade de contrair doenças infecciosas como gripes e resfriados.         As pessoas que usam lentes de contacto devem ter ainda mais cuidado para nunca esfregar os olhos com as mãos uma vez que estão em maior risco de desenvolver infecções mais graves que podem até levar a perda de visão, avisam os especialistas.




5- Exagerar na intensidade de seus exercícios físicos


       Você deve aprender a equilibrar a intensidade dos seus exercícios. Estes devem ser suficientemente intensos para fazer você suar ligeiramente e aumentar sua frequência cardíaca, mas não devem ser todos rápidos e em excesso. É melhor ter uma rotina de exercício moderado por mais tempo, do que se exercitar intensamente durante alguns minutos.



6- Prender os cabelos molhados


        Muita gente faz isso sem saber que isso só deixa o couro cabeludo molhado por mais tempo. E isso, claro, tem suas consequências. Fungos e caspas podem aparecer, além desse ser um hábito que pode enfraquecer a raiz e provocar queda.       Quem quer que o volume dos cabelos reduzam, sem precisar usar o sacador de cabelo, o ideal é usar um leave-in  (creme sem enxague) e evitar o vento enquanto a cabeça não seca.



7- Não largar do celular


       O telemóvel não é apenas prejudicial quando usado antes de dormir. A partir do momento em que é protagonista de grande parte do dia, a saúde fica em risco.

       Sabia que o vício em selfies pode revelar problemas mentais?





8-  Sentar-se de maneira errada no vaso sanitário


       A maneira comum de usar o banheiro não é a maneira saudável, pelo contrário, gera uma dificuldade tamanha que, nos piores casos, desenvolve-se hemorroida, constipação, síndrome do intestino irritável ou câncer intestinal.

       Saiba qual a melhor maneira de se sentar no vaso sanitário clicando aqui.







9- Não se esqueça da água!


       Principalmente durante os exercícios físicos. Diariamente devemos beber no mínimo 2l de água por dia. Esse mínimo deve ser muito maior quando praticar exercícios. Além disso, quem tem um metabolismo mais acelerado necessita de mais água do quem tem o metabolismo mais lento.

       Quem mora em cidades quentes precisa de mais água do que quem mora em locais mais frios. Também precisamos de mais água no verão, quando suamos mais e, portanto, perdemos mais água, do que no inverno.

       Se for ingerir álcool, procure alternar a bebida alcoólica com água. A dica é tomar um copo de água depois de cada drink,  já que o álcool ajuda a desidratar o organismo.




10- Erros de Inverno


       O apetite aumenta durante o inverno, mas nada de excessos! Tente se controlar e continuar comendo nas mesmas proporções, pois excessos prejudicam a saúde.

       Para as atividades físicas, por causa daquela preguicinha incontrolável e a vontade de ficar na cama. Tome cuidado, praticar exercícios é necessário durante todo o ano.

       É verdade que no inverno sentimos menos sede e transpiramos muito pouco, mas é necessário continuar bebendo os dois litros diários. A falta de água pode causa uma desidratação e até o ressecamento da pele.

2 comentários:

  1. Eu tenho mudado alguns maus hábitos desses aí na minha vida, e minha disposição já está bem melhor :) e o bem- estar, mais tranquilidade

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  2. Bem importante saber essas coisas, ainda mais hoje em dia em que todo mundo usa muito aparelho eletrônico, e tem esses maus costumes, né rsrs

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