15 de abr de 2016

3 tipos de crenças pouco conhecidas que afetam a nossa cognição


       A Terapia Cognitiva Comportamental levanta a hipótese de que as emoções e comportamentos das pessoas são influenciados por sua percepção dos eventos.

       Cognitivo significado: Suas cognições mediam as relações entre o mundo externo e as suas reações (sentimentos e comportamentos).

       Ou seja,  a resposta emocional é intermediada pela percepção da situação.

       Nossa cognição é formada por nossas CRENÇAS. Começando na infância, as pessoas desenvolvem determinadas crenças sobre si mesmas, outras pessoas e seus mundos.

       Então, temos um sistema de crenças reestruturável, dividido em duas:

Crenças Centrais - São entendimentos tão fundamentais e profundos que as pessoa frequentemente não os articulam sequer para si mesmas.

Crenças Disfuncionais - Crenças que impedem o sujeito de viver bem, com qualidade. Formadas na infância através das relações com o outro. Consideradas como verdades absolutas. "EU SOU ASSIM"

       Continue lendo para conhecer as diferentes CRENÇAS DISFUNCIONAIS e como livrar-se delas.


Conheça as Crenças Disfuncionais




       Também chamadas de Distorções Cognitivas, são divididas em 3 tipos diferentes e afetam negativamente a nossa cognição.

ADIVINHAÇÃO - tendência a antecipar que as coisas vão dar errado de qualquer maneira, sem base para essa afirmação.

HIPER GENERALIZAÇÃO - tendência a ver um evento negativo único como parte de um padrão interminável de perigo e sofrimentos.

PENSAMENTOS DICOTÔMICOS - tendência a interpretar todas as experiências em termos de categorias opostas e polarizadas.


       Um de nossos maiores problemas sociais é o desdém da população com relação à saúde mental.

       Se sua vida não está caminhando da maneira que VOCÊ DESEJA, procure um profissional da psique e cuide-se.

       Nunca é tarde demais para TRANSFORMAR-SE !


Como livrar-se de suas crenças disfuncionais?


       Você conhecerá uma técnica eficiente utilizada pela Psicoterapia Cognitiva:

        Em um caderninho, liste o que é disfuncional na sua vida, ressaltando as desvantagens e enfraquecendo as vantagens que mantém determinada crença ou comportamento.

       Analise suas observações e modifique suas reações.

       Aos poucos, livre-se dos obstáculos que te impedem de ter uma vida plena e feliz.

       Você tem o controle de sua consciência.

       Obs: Estas dicas não substituem a necessidade de um tratamento psicológico.

2 comentários:

  1. Muito bom o texto! Ter esse conhecimento nos muda completamente, avaliar nossas ações e pensamentos e mudar. Continue assim <3

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  2. Maravilhoso ter uma seção de psicologia no blog.
    Infelizmente, como mencionada no texto, a negligência que as pessoas tem com relação à saúde mental é um problema muito sério.
    Acho muito importante poder compartilhar desses conhecimentos.

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